sexta-feira, 28 de agosto de 2009

28/08/2009 - Udi - Exposições-"Album de Figurinhas Uberlândia-Rastros Poéticos-Pós Impressionistas-Janelas da Memória

Desde que me aposentei em 1990, passei a caminhar todas as manhãs. Já caminhei no Praia, na Praça Sergio Pacheco, na Av. Rondon Pacheco, no Parque do Sabiá, etc. Mas, o que me dá mais prazer é caminhar pelas ruas do meu bairro, do centro e por outros bairros também. Já sei. É perigoso por causa do trânsito, tem a poluição, mas não tem monotonia. Aproveito para fazer compras, ir ao Banco e outras "cositas".


E foi caminhando que fui ver a mostra fotográfica “Álbum de Figurinhas Uberlândia”, no Center Shopping, que está exibindo parte das imagens que compõem os álbuns de figurinhas relacionados à história da cidade, criados e organizados pelo fotógrafo e designer gráfico George Thomaz. Este Album foi patrocinado por grandes empresas, então eu acho que deveriam ser distribuidos gratuitamente, mas estão sendo vendidos. Comprei para os meus netos e recomendo aos amigos que comprem também. A qualidade gráfica é ótima e registra momentos importantes da história da nossa cidade.


No Sesc, pude ver "Rastros Poéticos" adesivos com pequenos fragmentos de 13 poetisas estão espalhados por todo o prédio. Muito interessante.



Ainda no Sesc vi também a Exposição de Reproduções Fotográficas de obras Pós Impressionistas. Reparem as de Van Gogh. São minhas prediletas. Conheço o original da obra "Comedores de Batatas".

Na Galeria de Arte do Mercado Municipal, pude ver “Janelas da Memória”. A mostra conta com 32 peças que fazem parte do acervo do Museu Municipal. É incrível como, literalmente, a Mostra abriu as janelas da minha memória. Os objetos expostos transportaram me para a infância vivida em Goiás. O Bule esmaltado do café ; a torradeira, que só minha mãe podia manipular para ninguém correr risco de "constipação"; as panelinhas de ferro que minha irmã e eu usavamos para fazer "comidinha" e as lamparinas. À noite, sem ter muito o que fazer, sentávamos ao redor da mesa a luz de lamparinas e tinha o jogo do Mico Preto, advinhações e a "Mutuca", que consistia em espetar meio palito de fósforo no dorso da mão, acender o fósforo e deixar queimar até apagar. Ficava a marca para provar a valentia. Ainda bem que essa brincadeira era proibida para crianças. Só podíamos assistir.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa!!!
Mas esse blog vai ser uma aula de história , cultura e arte! Ai, que delícia!!!!!!!
Tia, é a sua cara esse blog!!!
Amei!! Beijos
Cláudia

Anônimo disse...

Amei seu blog.Vou comprar o album de figurinhas.Achei otima ideia ,resguardarmos a historia de nossa cidade.Bjs.Irene.

Anônimo disse...

Delma,que show!!!!!!Maravilha mha amiga.
Parabéns mesmo.Também vou ser leitora diária.
Ficou muito legal.Valeu demais.Bjs Sylvinha

Delma disse...

Queridas
Muito obrigada, pelo estímulo. Estou tentando fazer o melhor.
Bjs