segunda-feira, 10 de maio de 2010

Mensagem na Garrafa - 33 anos depois


Após 33 anos, belga recebe resposta a mensagem em garrafa pelo Facebook

da Redação -Folha São Paulo - 01/05/2010 - (Mundo)

"Sou um garoto de 14 anos e vivo na Bélgica. Não sei se você é uma criança, uma mulher ou um homem. Navego em um barco de 18 metros."

Assim o belga Olivier Vanderwalle começou, em 1977, a escrever uma mensagem para colocá-la em uma garrafa, enquanto navegava pela costa sul da Inglaterra. O que ele não imaginava é que receberia uma resposta 33 anos depois, e por meio de uma ferramenta ainda não existente à época: a rede social Facebook.

Vanderwalle passava as férias a bordo do iate de sua família quando teve a ideia de escrever o texto. Então ele arrancou uma página de um livro de exercícios e achou uma garrafa de vinho que serviria para seu intento.

Mais de três décadas depois, a britânica Lorraine Yates encontrou a garrafa na praia de Swanage, em Dorset. Ignorando o endereço residencial deixado por Vanderwalle no texto, ela decidiu procurá-lo no Facebook.

Ao jornal britânico "The Sun", Vanderwalle -hoje com 47 anos, pai de dois filhos e morador da cidade de Ostend, no norte da Bélgica- disse: "Eu não tinha ideia do que ela estava falando quando entrou em contato comigo. Então ela mencionou o nome do barco do meu pai, Tamaris, ao qual eu havia me referido em minha mensagem, e eu lembrei".

"Nunca pensei que veria [a mensagem] de novo, mas do nada surgiu essa mulher britânica", completou.
Segundo o belga, que trabalha como garçom, colocar uma mensagem dentro de uma garrafa "é uma das coisas que toda criança faz".

Yates enviou a Vanderwalle uma cópia da mensagem, que permaneceu intacta e legível por todos esses anos dentro da garrafa.

O perfil dos dois no Facebook mostra que, agora, eles são "amigos".

3 comentários:

Anônimo disse...

É uma história incrívelmente crível nos dias atuais, e se fosse feita uma previsão a gente ia pensar em ficção científica, Júlio Verne...
Alcy

Kássia Reis disse...

Fantástico! Daria um ótimo conto!! Sempre posts interessantes por aqui!! Ah, lembra da receita de bacalhau que vc postou há um tempão? Fiz neste domingo!! Ficou uma de-lí-cia!! He,he..Obrigada pela dica!! Beijos,querida!!!

Delma disse...

A história é espetacular mesmo.
Kassia, da próxima vez me convida pra esse Bacalhau
Bjs