No domingo pela manhã, deixamos de lado a visita a Bienal de Artes e fomos ao Mercado Municipal para comprar Bacalhau.
Todos os Boxes que vendem Bacalhau mostravam o COD Gadus Macrocephalus, sendo vendido em torno de 40,00 reais o quilo. Aqui em Uberlândia está custando 70,00 o quilo. Mas eu procurava outro Bacalhau, porque eu já havia comprado este como o Legítimo e quando fiz a Bacalhoada pensei que havia alguma coisa errada. Nunca comi isopor, mas o Bacalhau tinha gosto e jeito de isopor.
O Bacalhau da foto é o COD Gadus Macrocephalus, ou Bacalhau do Pacífico, muito semelhante em aspecto com o Cod Gadus Morhua. Seu habitat é o Pacífico Norte.
É um peixe claro e tem sido vendido em muitos pontos de venda, devido à semelhança, como sendo Legítimo Porto. Não é fácil diferenciar um do outro: o macro é um peixe bem mais claro (quase branco) que o Legítimo Porto. Na falta do Gadus Mohua prefiro o Saithe mais escuro e de sabor mais forte. Ele é infinitamente mais barato, porém muito saboroso. Não conheço nenhum empório ou supermercado aqui em Uberlândia que venda o Gadus Mohua.
Partimos então para a procura do LEGÍTIMO BACALHAU:
”O Cod Gadus Morhua é o Legítimo Bacalhau. É pescado no Atlântico Norte e considerado o mais nobre tipo de bacalhau. Tem coloração palha e uniforme quando salgado e seco; quando cozido, desfaz-se em lascas claras e tenras, de sabor inconfundível e sublime. É o bacalhau recomendado em todos os pratos da cozinha internacional.”
Em nenhum dos boxes do Mercado você encontra o Mohua cortado. Ele é vendido inteiro, (sem a cabeça) a 55,00 reais o quilo. Uma peça em torno de 5 quilos, perde mais ou menos 800 gramas de pele, rabo e barbatanas e você extrai quase 3 quilos de filés. As laterais, as partes com espinho, chegam a 1 quilo e 200 gramas mais ou menos. No final, calcule 65,00 reais o quilo, limpo e cortado. O vendedor limpa e embala o Bacalhau delicioso que a gente comia na infância, simplesmente porque não existia outro.
Veja outras postagens sobre São Paulo clicando aqui São Paulo
infelizmente, para ser chamado bacalhau do porto, basta ser embalado na cidade de Porto :( , nao é uma denominaçao de origem, ou apelaçao de origem controlada... é so fachada mesmo hehehehe
ResponderExcluirmas um bacalhau bom assim igual esse que vc descreveu, é bom demais :)
bjos
CH
Eu não acredito em vendedor de bacalhau. O negócio é saber no olhometro.
ResponderExcluirBjs