Um e-mail – corrente com várias fotos, mostrando a matança de baleias tem sido repassado, solicitando assinatura e repasse contra a matança de baleias nas lhas Feroe - Dinamarca.
Este ato simples de colocar o nome numa lista e ir repassando não surte nenhum efeito, porque não chega a lugar nenhum.
A questão é saber se esta matança é coisa do passado ou ainda acontece.
“O arquipélago das Ilhas Feroe tem 17 ilhas habitadas por 47 mil pessoas, e fica no meio do caminho entre a Inglaterra e a Islândia. O email traz uma informação distorcida: Feroe é oficialmente parte da Dinamarca, mas é território autônomo e nunca aderiu à União Europeia. Há inclusive um movimento que busca a total independência.
Mas, por que eles fazem isso? É tradição há pelo menos 500 anos. Participar do evento, matando as baleias piloto com a faca em punho é considerado um rito de passagem para os meninos das ilhas. Também é uma maneira usual de garantir a alimentação da população local. A carne é distribuída gratuitamente entre os participantes, e qualquer um pode ajudar. Anualmente são caçadas em média 950 baleias piloto.
A técnica não é muito complexa. Quando um grupo de animais surge perto da ilha, elas são cercadas por barcos e encurraladas em uma baía. Algumas baleias encalham na areia. Outras são puxadas para lá por ganchos e cabos de aço.”
Leia mais em http://projetoadao.blogspot.com/2009/08/assassinato-de-baleias-piloto-na.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário
Obrigada