domingo, 31 de janeiro de 2010

31/01/2010 - Drauzio Varela - Bem Vinda

Mais um belo texto sobre netos e que nós, avós, nos reconhecemos em cada palavra.

DRAUZIO VARELLA

Bem-vinda

MINHA NETA acabou de nascer. Não é a primeira, tive outra há cinco anos; uma menina de bons modos e olhar atento que encanta a família inteira.
Curiosa a experiência de ser avô, perceber que a espiral da vida dá uma volta completa; a primeira que independe de nossa participação.
Sim, porque até o nascimento de um neto os acontecimentos biológicos de alguma forma dependeram de ações praticadas por nós: nossos filhos só existem porque os concebemos, os fatos que constituíram a história de nossas vidas apenas ocorreram porque estávamos por perto; mesmo nossos pais só se transformaram em figuras carregadas de significado porque nos deram à luz. Os netos, em oposição, vêm ao mundo como consequência de decisões alheias, nasceriam igualmente se já nos tivéssemos ido.
A ideia de nos tornarmos seres biologicamente descartáveis é incômoda, porque nos confronta com a transitoriedade da existência humana: viemos do nada e ao pó retornaremos, como rezam os ensinamentos antigos.
Por outro lado, liberta do compromisso de transmitirmos às gerações futuras os genes que herdamos das que nos precederam, força da natureza que reduz a essência da vida na Terra (e em qualquer planeta no qual ela porventura exista ou venha a existir) ao eterno crescei, competi e multiplicai-vos, como ensinaram Alfred Wallace e Charles Darwin.
A sensação de que nos livramos dessa incumbência biológica, entretanto, não nos torna imunes ao ensejo de proteger os filhos de nossos filhos como se fossem extensões de nós mesmos. Somos impelidos a fazê-lo não por senso de responsabilidade familiar ou por normas de procedimento ditadas por imposições sociais, mas por ímpetos instintivos irresistíveis.
Os biólogos evolucionistas afirmam que a seleção natural privilegiou nas crianças uma estratégia de sobrevivência imbatível: a beleza. Fossem feias e repugnantes, não aguentaríamos o trabalho que nos dão, porque cavalos e bezerros ensaiam os primeiros passos ao ser expulsos do útero materno, enquanto filhotes de primatas como nós são dependentes de cuidados intensivos por anos a fio.
Dizem eles, também, que o amor dos avós conferiu maior chance de sobrevivência aos bebês que tiveram a sorte de contar com ele, razão pela qual esse sentimento teria persistido em nossa espécie. Pelo mesmo motivo, explicam as vantagens evolutivas conferidas pela menopausa, fase em que a mulher já infértil reúne experiência e disponibilidade para ajudar os filhos a cuidar da prole.
Sejam quais forem as raízes biológicas, o fato é que caímos de quatro diante dos netos. Por mais voluntariosos, mal-educados, egoístas, temperamentais e pouco criativos que os outros os julguem, para nós serão lindos, espertos, de boa índole e, sobretudo, inteligentes como nenhuma outra criança.
Anos atrás, surpreendi um amigo ao telefone perguntando para o neto como fazia o boizinho do sítio em que o menino de dois anos se encontrava. A cada "buuuu" que ouvia, meu amigo ria de perder o fôlego. Diante do riso exagerado, perguntei como reagiria quando a criança relinchasse. Você verá quando for avô, respondeu.
Tinha razão. Os netos surgem em nossas vidas quando estamos mais maduros, menos preocupados em nos afirmar, mais seletivos afetivamente, desinteressados de pessoas que não demonstram interesse por nós, libertos da ditadura que o sexo nos impõe na adolescência e cientes de que não dispomos mais de uma vida inteira para corrigir erros cometidos, ilusão causadora de tantos desencontros no passado.
A aceitação de que não temos diante de nós todo o tempo do mundo cria o desejo de nos concentrarmos no essencial, em busca do máximo de felicidade que pudermos obter no futuro imediato. A inquietude da inexperiência e os desmandos causados por ela dão lugar à busca da serenidade.
Fase inigualável da vida, quando abandonamos compromissos sociais para brincar feito crianças com os netos, sem nos acharmos ridículos. Ajoelhar para que montem em nossas costas, virar monstros, onças ou dinossauros em obediência ao que lhes dita a imaginação aventureira, preparar-lhes o jantar que não comerão, assistir aos desenhos animados da TV, ler histórias na cama quando estão entregues, beijar-lhes o rosto macio, sentir-lhes o cheiro do cabelo e a respiração profunda ao cair no sono.
Folha de São Paulo - Ilustrada - 30/10/2010

31/01/2010 - TAP e Infraero -Dançando no Aeroporto

"A TAP Portugal e a Infraero realizaram mais uma ação inusitada, no dia 25 de janeiro, em homenagem aos 456 anos de diversidade cultural da cidade mais cosmopolita da América do Sul e do aniversário do Aeroporto Internacional de Guarulhos."




Enviado pela Alcy



Veja mais:

No Rio de Janeiro comemorando o dia de São Sebastião



Em Lisboa, comemorando o Ano Novo



Em Lisboa, comemorando o Natal


sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

31/12/2010 - Fotografando Nuvens

Nossa...é de ficar horas apreciando estas fotos.
Espero que não tenham passado por retoque digital.

Para The Cloud Apreciation Society, uma sociedade de apreciadores de nuvens, como o próprio nome indica, as nuvens são apenas manifestações poéticas da Natureza que todos podemos contemplar.



Lenticularis dá uma demonstração de iridescência sobre Aosta, na Itália.
© Diego Marchesini.

Melhor foto Janeiro 2010


A cobertura de nuvens sobre o Monte Lidgbird e Gower Monte. Foto de Lord Howe Island, no sul da costa leste da Austrália.

Melhor foto Dezembro 2009


Pouco antes do amanhecer, Corio Bay, Geelong, na Austrália.

Melhor foto Novembro 2009


O número três ..... Nápoles. Itália © Modestino Carbone.

Fonte - http://cloudappreciationsociety.org/
Leia mais: http://obviousmag.org/archives/2009/02/fotografias_de_nuvens.html#ixzz0eCvh6GxZ

Camarão com Vitamina C não mata!

Recebi mais uma Lenda por e-mail. Esta, alerta para o perigo de misturar Camarão com Vitamina C porque vira arsênico e mata. É só mais uma Lenda Urbana. O site Quatro Cantos conclui: "A mensagem tem origem desconhecida e amontoa várias inverdades. Não perca tempo com esse tipo de mensagem. Mande-a para o lixo que é o lugar dela."

Veja: http://www.quatrocantos.com/LENDAS/404_camarao_arsenico_vitamina_c.htm

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Celular não abre carro, nem tem carga reserva

Outro e-mail que corre pela Net intitulado - 4 utilidades do Celular que você não conhece
Por Nydia Han
"14 de março de 2007



Será que o seu telefone celular tem recursos que você não conhece?
Pedimos a Drexel Engenharia,através do professor Bruce Eisenstein separar o fato da ficção.

Eisenstein nos disse:



"1- No mundo inteiro o número de emergência para celular é 112
Isso é verdade em alguns aparelhos e em alguns lugares. Mas cuidado - alguns telefones são configurados para que 1-1-2 seja um número de discagem rápida que vai ligar para um de seus contatos em vez disso. E 1-1-2 pode não funcionar em todos os lugares.

-O segundo item alega que o celular pode desbloquear a porta do carro remotamente. Chamar alguém em casa no seu celular e mandar destravar pressionando o botão em seu chaveiro, mantendo a perto de seu telefone celular.
"Isso é uma lenda urbana. Não é verdade", disse Eisenstein.

3-Pressionando as teclas: *3370# seu celular irá acionar a reserva e você terá de volta 50% de sua bateria.
Eisenstein diz que isso também é apenas um mito.

4-Mas a parte seguinte do e-mail - como desativar um celular roubado - é parcialmente verdadeiro.
Pressionando os seguintes dígitos: *#06# um código de 15 dígitos aparecerá. E você pode dar esse código ao seu provedor e ele será capaz de desativar o telefone, se ele for roubado.
No entanto, "não teria nenhum valor, porque a operadora sabe que é esse número porque ele registra quando você faz uma chamada."



http://urbanlegends.about.com/gi/dynamic/offsite.htm?site=http://abclocal.go.com/wpvi/story%3Fsection=news/consumer%26id=5122175

Vinicius de Morais não é o autor


"Meus Secretos Amigos" - Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles... É de Paulo Sant'Ana (http://wp.clicrbs.com.br/paulosantana/?s=Meus+Secretos+Amigos&topo=77%2C1%2C )
"A gente não faz amigos, reconhece-os" é uma frase de Garth Henrichs "One does not make friends. One recognizes them." que vem sendo repassada no final do texto acima.


"A pessoa que está esperando por algo para aparecer poderia começar com mangas de camisa"(Garth Henrichs)"The person who is waiting for something to turn up might start with their shirt sleeves."

"Dá um abraço?" (...) De repente deu vontade de um abraço.../Uma vontade de entrelaço, de proximidade.../de amizade... sei lá (...) poema de Macedo Junior

“Mesmo que as pessoas mudem e suas vidas se reorganizem,/os amigos devem ser amigos para sempre,/mesmo que não tenham nada em comum,/somente compartilhar as mesmas recordações.” [carece de fontes]

"Procura-se um Amigo" Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimento, basta ter coração... Considerado de autor desconhecido [carece de fontes]

"Saudade (...) Um dia a maioria de nós irá se separar... Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos,tantos risos e momentos que compartilhamos. Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido. (...) Autoria Desconhecida. O texto termina com uma das frases do texto de Paulo Sant'Ana "Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos”


http://rosangelaliberti.multiply.com/journal/item/15

http://pt.wikiquote.org/wiki/Vin%C3%ADcius_de_Moraes

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

27/01/2010 - Frei Beto -Oração do Pai Nosso e da Ave Maria na versão de Frei Beto.


ORAÇÃO DO PAI-NOSSO

Versão de Frei Betto

Pai-nosso que estais no céu, e sois nossa Mãe na Terra, amorosa orgia trinitária, criador da aurora boreal e dos olhos enamorados que enternecem o coração, Senhor avesso ao moralismo desvirtuado e guia da trilha peregrina das formigas do meu jardim,

Santificado seja o vosso nome gravado nos girassóis de imensos olhos de ouro, no enlaço do abraço e no sorriso cúmplice, nas partículas elementares e na candura da avó ao servir sopa,

Venha a nós o vosso Reino para saciar-nos a fome de beleza e semear partilha onde há acúmulo, alegria onde irrompeu a dor, gosto de festa onde campeia desolação,

Seja feita a vossa vontade nas sendas desgovernadas de nossos passos, nos rios profundos de nossas intuições, no vôo suave das garças e no beijo voraz dos amantes, na respiração ofegante dos aflitos e na fúria dos ventos subvertidos em furacões,

Assim na Terra como no céu, e também no âmago da matéria escura e na garganta abissal dos buracos negros, no grito inaudível da mulher aguilhoada e no próximo encarado como dessemelhante, nos arsenais da hipocrisia e nos cárceres que congelam vidas.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje, e também o vinho inebriante da mística alucinada, a coragem de dizer não ao próprio ego e o domínio vagabundo do tempo, o cuidado dos deserdados e o destemor dos profetas,

Perdoai as nossas ofensas e dívidas, a altivez da razão e a acidez da língua, a cobiça desmesurada e a máscara a encobrir-nos a identidade, a indiferença ofensiva e a reverencial bajulação, a cegueira perante o horizonte despido de futuro e a inércia que nos impede fazê-lo melhor,

Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e aos nossos devedores, aos que nos esgarçam o orgulho e imprimem inveja em nossa tristeza de não possuir o bem alheio, e a quem, alheio à nossa suposta importância, fecha-se à inconveniente intromissão,

E não nos deixeis cair em tentação frente ao porte suntuoso dos tigres de nossas cavernas interiores, às serpentes atentas às nossas indecisões, aos abutres predadores da ética,

Mas livrai-nos do mal, do desalento, da desesperança, do ego inflado e da vanglória insensata, da dessolidariedade e da flacidez do caráter, da noite desenluada de sonhos e da obesidade de convicções inconsúteis,

Amemos.



Inconsútil
Mais uma do Grande Saramago. Inconsútil significa 1. Que é inteiriço, que não apresenta emendas ou costuras (veste inconsútil). 2. Que é feito de Uma Só Peça; Inteiriço: O ataúde era tão perfeito que parecia inconsútil. 3. Fig. Sem falhas, interrupções ou fendas (sistema inconsútil).



Ave Maria Latino Americana

Ave Maria
grávida das aspirações de nossos pobres

o Senhor é convosco,
bendita sois vós entre os oprimidos,

benditos são os frutos de libertação do vosso ventre.

Santa Maria Mãe latino-americana
rogai por nós
para que confiemos no Espírito de Deus,

agora que o nosso povo assume a luta por justiça
e na hora de realizá-la em liberdade,
para um tempo de paz.
Amém!

(texto atribuído a Frei Betto)
Fonte: SAVAGET, Luciana, org. Maria de todas as graças. 2ª ed. p.105. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. 1998.

27/01/2010 - Rodrigo Lombardi recita Augusto Branco

Este texto "Vida" correu pela Net como se fosse de Charles Chaplin. É de Augusto Branco. Agora, por favor, me explique. Que roupa é essa do Rodrigo Lombardi? Ou ele pensou que o texto era de Chaplin e se fantasiou? E o choro? Forçou. Fora isso a interpretação ficou legal e o texto é muito bonito.



Vida

Augusto Branco

Já perdoei erros quase imperdoáveis,
tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis.

Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas
que eu nunca pensei que iriam me decepcionar,
mas também já decepcionei alguém.

Já abracei pra proteger,
já dei risada quando não podia,
fiz amigos eternos,
e amigos que eu nunca mais vi.

Amei e fui amado,
mas também já fui rejeitado,
fui amado e não amei.

Já gritei e pulei de tanta felicidade,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
e quebrei a cara muitas vezes!

Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só para escutar uma voz,
me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade
e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo).

Mas vivi!
E ainda vivo!
Não passo pela vida.
E você também não deveria passar!

Viva!!

Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é "muito" para ser insignificante.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

26/01/2010 - Bial - Big Brother -

Este texto, escrito em 2002, é atualíssimo até no 1º parágrafo.


"A TV não será mais a mesma", diz Pedro Bial

Domingo, 07 de abril de 2002, 17h45

Entre as poças d'água da chuva de ontem, o menino arruma cuidadosamente as pedras, ilhas remotas prestes a acolher minúsculos Crusoés. As formigas desembarcam dos dedos infantis e exploram rapidamente todo tamanho mínimo do mundo que habitam agora. Catástrofes se sucedem: maremotos, furacões, incêndios. Os insetos sofrem ao sabor de uma inteligência superior: a imaginação travessa de um ser menino. Sem culpa, portanto sem sadismo, o futuro homem brinca de Deus.

Na imaginação embutida do aparelho de televisão, gente grande de todo o mundo está adorando a brincadeira - a deliciosa ilusão de comandar a sorte de semelhantes confinados entre grades eletrônicas de convivência. Alguns, considerando "bárbaro o espetáculo", vestem os trapos de uma moral defunta e se perguntam como chegamos tão longe.

Não é preciso ir longe para responder. Em 1948, a televisão americana não engatinhava mais. Já estava de pé, invadindo a passos largos lares, olhos e mentes. Com poucos recursos técnicos, a tevê buscava esportes como o boxe - de fácil transmissão - para criar a sua programação. Era tudo ao vivo. Ou melhor, quase tudo. Pois um dos primeiros e maiores sucessos da história da televisão era registrado em película. O programa oferecia o show de "pessoas flagradas no ato de ser elas mesmas". Candid Camera, (Câmara Indiscreta), é talvez o programa, a idéia televisiva de maior longevidade, sobrevive a todas as modas.

A "reality tv" que hoje manda na programação das televisões de todo o mundo é apenas uma descendente da velha Câmara Indiscreta. Com os recursos da tecnologia contemporânea, a pegadinha evoluiu um bocado, indo às últimas conseqüências. E, como por encanto, descobriu-se a pólvora: vivemos numa sociedade exibicionista e voyeurista! Waaalll!

Acuada por tão estarrecedora e surpreendente revelação, a família se refugia entre suas sacrossantas quatro paredes. Pior! Diante da telinha, todos contraem o vício irresistível e se deliciam com a inexistente trama de um grupo de homens e mulheres sem ter o que fazer. Quase ninguém aparece no velório da intimidade. Analistas explicam porque: esta era aquela intimidade que servia de biombo para a mentira e o abuso.

A natureza humana se dá em espetáculo e o que vemos não é mais monstruoso que medíocre. Nossos bichos de sete cabeças se tornam caricaturas, que fazem rir e chorar. Muitos não suportam o auto-retrato, resistindo a reconhecer sua própria imbecilidade na suposta idiotice alheia. Mas, então, resmungam entre soluços os que se têm em alta conta: nós somos isso? Somos. Não apenas isso, mas isso também. Somos uma sociedade menos hipócrita, ao derrubar trôpegos tabus e rasgar os véus da automistificação. Ao escancarar nosso sintomas, nos tornaremos mais saudáveis? É possível, mas o processo não é de cura, e sim de construção de relações mais transparentes e democráticas.

Concebido na Europa, o Big Brother é um microcosmo do ambiente ultra-competitivo dos países desenvolvidos, "cada um por si e Deus contra todos".

Dentro da casa construída em Curicica, no Rio, os jogadores do Big Brother Brasil acabaram por manifestar um desejo nacional e investiram boa parte de suas ociosas horas no trabalho de erguer algum tipo de sistema ético. Este processo culminou com algo inimaginável em versões estrangeiras do formato: um dos participantes se ofereceu em sacrifício para poupar sua parceira.

Mais do que tentar investigar as causas do sucesso do Big Brother, é pertinente observar e identificar suas conseqüências. Geradores de sua própria, e íntima, ficção, os heróis do BBB são personagens de uma trama sem evento nem autor. Ao contrário do que afirmavam conclusões apressadas, eles não são manipulados pela televisão. Eles são os manipuladores, que determinam os ângulos, os enquadramentos, os cortes, o tempo. Uma dramaturgia simples como uma espinha de peixe, onde não acontece nada a não ser a enorme sombra do que sempre pode vir a acontecer.

A televisão não será mais a mesma, o cinema não será mais o mesmo e nem a sociedade. Provavelmente, a febre vai dar e passar e novos produtos irão ultrapassar novos limites nunca dantes violados. As viúvas da hipocrisia irão, mais uma vez e sempre, chiar, espernear, se debater em diagnósticos vãos e datados. Tudo bem, só não dá para ignorar.

Fonte:
http://www.terra.com.br/exclusivo/bigbrother/2002/04/07/000.htm

26/01/2010 - O Bebê DJ

Gente, olha que cut cut. Muito fofinho! Montagem perfeita...



Enviado por Cristina Pintaudi

sábado, 23 de janeiro de 2010

Clarice Lispector não é a autora


- O texto "Mude" atribuído a Clarice Lispector virou uma pendenga jurídica porque uma Agência de Publicidade usou o texto numa propaganda da Fiat, pagou direitos autorais à família de Clarice e apareceu o autor, Edson Marques. Veja a encrenca http://desafiat.blogspot.com/






Clique abaixo e leia reportagem na Revista Época sobre o Atribuição de textos a Autores famosos (2 páginas)


23/01/2010 - O Pitoco

Ouvi essa música hoje no rádio, achei hilária, procurei na Net e achei essa animação noYoutube.
Veja aí e divirta-se

23/01/2010 - França - Hoteis 5 Estrelas


A França acabou de regulamentar as categorias de seus hotéis. Para fazer parte dos 5 estrelas, os hotéis deverão apresentar as seguintes características e serviços:

- manobrista

- elevador social e elevador de serviço

- funcionários falando duas línguas estrangeiras, sendo uma o inglês

- documentos redigidos em três línguas, sendo uma o inglês

- quartos com superfície mínima de 20 m2 para uma pessoa, 24 m2 para duas e 26 m2 para três pessoas

- room service 24 horas para hotéis com mais de 50 quartos, 19 horas para os de 24 quartos

- telefone no banheiro

- carregador e serviço de malas

Suplementos que facilitam a obtenção da nova categoria:

- spa, massagens, piscina, serviço de reservas de excursões, ônibus privado para traslado. O Bel Ami, está com dificuldades na obtenção das 5 estrelas. Ele possui alguns quartos menores do que as dimensões exigidas.

Na França alguns hotéis já são cinco estrelas: o Plaza Athénée e o Hyatt Regency em Paris, o Cheval Blanc em Courchevel e o Byblos em Saint Tropez.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

22/01/2010 - Ser Avó

Esta é uma homenagem à minha amiga que que vai conhecer a delícia do que é ser avó! Parabéns!





"O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco. Por isso, os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável afeição. Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto."(Affonso Romano de Sant'anna)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

21/01/2010 - Aniversário da Marly

O Clementina Restaurante foi o cenário para as "meninas" comemorarem o aniversário da Marly, figura central da reunião que serviu para celebrar também muitos acontecimentos felizes: a chegada da Solange de Portland; o casamento de Alexei que acontecerá no sábado, anunciado pela Cristina, a orgulhosa mãe do noivo; o telefonema de Rafaela que fez a Sandra sair em "desabalada carreira" para ninar o sono da neta mais que amada; o "Cruzeiro" que a Vanda fará no próximo mês; as constantes viagens da Ana; a confirmação do casamento da Ludmilla em outubro e a comemoração dos 40 anos de casamento da Vera que vai revisitar o local onde passou a Lua de Mel; a viagem da Raquel e desta que vos fala, com respectivos maridos para terras portenhas e o "discurso" inteligente e original da Alcyone, que nos transformou em fadas, na justa homenagem à aniversariante. Doca clicava, registrando tudo e Mirna foi a secretária executiva da Marli no sorteio dos mimos trazidos de Las Vegas que acabou presenteando todas as convidadas. Ambiente mais do que agradável, onde se podia conversar, tricotar, fofocar, comer, beber, mas sobretudo, confraternizar. Depois de badejo, salmão, tilápia e frango conforme a escolha de cada uma, petit gateau foi a sobremesa mais pedida. Noite perfeita. Queremos mais.

Vou ter que contratar uma revisora (Vera). Estou me atrapalhando com pontuação e concordância.



Cliquem aqui e vejam a Michelle http://desinutil.blogspot.com/2010/01/to-falando-cas-parede.html

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

20/01/2009 - The Diamonds Antes e Depois

Não é só para nós, simples mortais, que o tempo passa. Ele passa também para os ídolos, famosos e celebridades. Confira nos vídeos abaixo.







Lia Luft não é a autora de A Idade e a Mudança

Lya Luft não escreveu este texto: "Mês passado participei de um evento sobre o Dia da Mulher. Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades... Pois é, Lya Luft não escreveu este texto, ficou muito brava e ainda ofendeu a verdadeira autora do texto, dizendo que o texto é cretino. Alguns blogs atribuem a autoria a Martha Medeiros, mas não consegui uma fonte segura. Veja o que Lya escreveu sobre o assunto:



http://veja.abril.com.br/041109/nao-fui-eu-p-024.shtml

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

19/01/2010 - Casa da Cristina

"Eu sou tão forte quanto o chocolate que como, o shampoo que uso e as amigas que tenho."


Todas as minhas amigas sabem da minha "mania" de procurar autoria dos textos que correm pela Net. Por ironia, o texto (fragmentos) que segue abaixo vai sem os créditos para o autor, porque pesquisei e não achei. São conselhos de uma mãe para a filha recém casada que traduz o que significa a amizade entre nós mulheres.

"Nunca esqueça de suas "Irmãs"! Serão mais importantes na medida em que você envelhecer.
Independentemente, do quanto você ame seu marido, dos filhos que porventura venham a ter, você sempre precisará de "Irmãs".
Lembre-se de ocasionalmente ir a lugares com elas ; faça coisas com elas; telefone para elas.
Lembre-se que 'Irmãs' significa todas as mulheres... suas amigas, filhas e também todas as suas demais parentes. Você precisará de outras mulheres.
"Irmãs" são baluartes de sua vida.

O tempo passa...
A vida acontece...
A distância separa...
As crianças crescem...
Os empregos vão e vem...
O amor fica mais frouxo ou vai embora...
Os homens não fazem o que deveriam fazer...
O coração se rompe...
Os pais morrem...
As carreiras terminam...

Mas... as "Irmãs" estão lá, não importa quanto tempo e quantos quilômetros estão entre vocês. "

Convido todas vocês para encontros como o da foto acima.
Motivo? Não precisa.
Pode ser para tomar café, jogar conversa fora ou matar a saudade. Mesmo sem pauta pré estabelecida o assunto flui, as horas passam e você nem percebe e volta prá casa com a alma lavada e muito feliz.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Rubem Alves não é o autor

-Rubem Alves é citado como autor de um texto chamado "Tempo de Jabuticabas". Nem uma coisa nem outra. O texto se chama "Tempo que Foge" e o autor é Ricardo Gondim.

Veja o que Ricardo Gondim diz:
Querem roubar e ainda me chamam de ladrão

Ricardo Gondim


Escrevi “O Tempo que Foge”. Alguém o fez circular como de um Autor Anônimo. Depois, disseram que era de Mário de Andrade. Agora, por último, me acusam de tê-lo roubado de Rubem Alves. Insisto, o texto é meu. Eu o escrevi no meu computador, na privacidade de meu ambiente de trabalho e está publicado no meu livro “Creio, mas tenho Dúvidas”, Editora Ultimato.

Recebi um e-mail cobrando explicações. Circulo o conteúdo do mesmo na esperança de que seja feita justiça.
Daisy Almeida
assunto: O texto que o senhor assina é de Rubem Alves
mensagem: O texto “tempo que foge” que o senhor assina em seu site é de Rubem Alves. O que ele faz no seu site com sua assinatura embaixo? Como o senhor explicaria isso numa discussão sobre direitos autorais? (tempo que foge)

Prezada Daisy,

Não, Daisy, o texto não é do Rubem Alves. Ele é meu! Eu o escrevi. Está em meu livro “Creio, mas Tenho Dúvidas”, publicado pela Editora Ultimato, com registro no ISBN, consta na página 107.

Portanto, se alguém, inescrupulosamente, atribui o texto a Rubem Alves, está sendo desonesto comigo e com a minha produção intelectual. Inclusive, sugiro que você pergunte diretamente ao Rubem Alves, se é de sua lavra “O Tempo que Foge”. Sendo ele um homem digno, honesto e verdadeiro, certamente, reconhecerá que o texto é meu.

Grato. Como você duvida da minha integridade, lamento, mas o mesmo texto tem sido atribuido a várias pessoas, inclusive a Mário de Andrade.

A única coisa que me resta é esperar que um dia a justiça prevaleça.

Sinceramente,

Ricardo Gondim "
Leia o texto na íntegra:

Tempo que foge!
Ricardo Gondim


Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora. Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados. Não tolero gabolices. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos. Não participarei de conferências que estabelecem prazos fixos para reverter a miséria do mundo. Não vou mais a workshops onde se ensina como converter milhões usando uma fórmula de poucos pontos. Não quero que me convidem para eventos de um fim-de-semana com a proposta de abalar o milênio.

Já não tenho tempo para reuniões intermináveis para discutir estatutos, normas, procedimentos parlamentares e regimentos internos. Não gosto de assembléias ordinárias em que as organizações procuram se proteger e perpetuar através de infindáveis detalhes organizacionais.

Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos. Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em reuniões de “confrontação”, onde “tiramos fatos à limpo”. Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário do coral.

Já não tenho tempo para debater vírgulas, detalhes gramaticais sutis, ou sobre as diferentes traduções da Bíblia. Não quero ficar explicando porque gosto da Nova Versão Internacional das Escrituras, só porque há um grupo que a considera herética. Minha resposta será curta e delicada: - Gosto, e ponto final! Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: “As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos”. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos.

Já não tenho tempo para ficar dando explicação aos medianos se estou ou não perdendo a fé, porque admiro a poesia do Chico Buarque e do Vinicius de Moraes; a voz da Maria Bethânia; os livros de Machado de Assis, Thomas Mann, Ernest Hemingway e José Lins do Rego.

Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita para a “última hora”; não foge de sua mortalidade, defende a dignidade dos marginalizados, e deseja andar humildemente com Deus. Caminhar perto dessas pessoas nunca será perda de tempo.



Soli Deo Gloria


http://www.ricardogondim.com.br/Artigos/artigos.info.asp?id=1132&sg=0&tp=61


http://www.ricardogondim.com.br/Artigos/artigos.info.asp?tp=92&sg=0&id=2297

domingo, 17 de janeiro de 2010

17/01/2010 - Marília Pera recita Zilda Arns

Marília Pera recita trechos do discurso que Dra.Zilda Arns proferiu momentos antes de sua morte.

http://www.youtube.com/watch?v=Zsf5eK74r_I&hd=1


sábado, 16 de janeiro de 2010

16/01/2010 - 2010 - O ano que não começou...

Quando criei este Blog, imaginei que postaria apenas coisas alegres, mas não sou assim tão insensível e alienada. Tantas coisas aconteceram neste mês de janeiro que estão me provocando muita aflição, tristeza, compaixão que eu não posso deixar de comentar e solidarizar com todas as pessoas que foram atingidas por estas fatalidades.



O ano de 2010 não começou para 52 pessoas de Angra dos Reis. É triste de doer. Das pessoas entrevistadas, uma disse que que perdeu 10 (dez) pessoas da família. Alguém pode imaginar a dimensão disto? Das 17 pessoas de Arujá que planejaram, investiram, se reuniram e foram para Angra festejar a chegada do ano, só 4 voltaram para casa. Como superar essa dor?

Mas a morte de Yumi Faraci é a mais emblemática de todas. Jovem, descrita por familiares e amigos como "uma pessoa de bem com a vida", tinha todas as oportunidades que um número muito pequeno de jovens possuem no nosso país. A vida desta garota que usava com inteligência as suas possibilidades, foi interrompida por um amontoado de pedra, terra e lama, dentro da sua casa onde abrigava um grupo de amigos.

-Como se não bastasse nossa perplexidade diante da tragédia, Boris Casoy protagonizou a 1ª cena mais bizarra do ano (sobre os garis). Prepotência Imperdoável.

-São Luis do Paraitinga - A enchente do 1º dia do ano danificou 90 prédios históricos, alguns do Século XIX. Voluntários ainda trabalham na limpeza de casas e do Fórum, remoção de entulho, desobstrução de encanamentos e valas de escoamento, restauração de documentos, recuperação da normalidade. Que tristeza!!!!!!!!
-São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e várias outras cidades também também foram castigadas pelas enchentes que, além de bens materiais tem carregado vidas, sonhos e esperanças.

-Dia 5 de janeiro uma ponte sobre o Rio Jacuí, no Rio Grande do Sul, na rodovia que liga os municípios de Agudo e Restinga, desabou e causou a morte de 4 pessoas e ainda tem uma desaparecida. A ponte que ruiu no rio Jacuí tinha 314 metros de extensão e foi construída em 1963. Que medo....Imagine você numa rodovia, atravessando uma ponte e ela cai?

-No dia 7 de janeiro assistimos indignados e embasbacados, José Roberto Arruda dizendo cinicamente "eu perdoei todos os que me agrediram, eu perdoo a cada dia os que me insultam, ..... " Fui insultada e agredida com essa declaração!


- 8 de janeiro a Seleção do Togo sofreu um ataque terrorista na região de Cabinda tendo como resultado 2 mortes e o goleiro do time ferido. Terrorismo não!!!!!!!!!!!!

-No dia 11 de janeiro foi divulgado que Hebe Camargo está com câncer e será submetida a sessões de quimioterapia. Sempre admirei a Hebe pela vitalidade, energia, e animação que demonstra. Com mais de 80 anos, entra no "palco" para apresentar o programa com sapatos de salto altíssimo, dança, ri, elogia, dá selinhos, chora. Não consigo imaginar que ela esteja num Hospital sendo submetida à quimioterapia. É cruel demais!

-12/01/2010 - Terremoto no Haiti - Vejo aquelas cenas e choro. Mãos, pés saindo por frestas, pedindo socorro. Pessoas que tinham pouquissimo, perderam o essencial. Perderam documentos, roupas, pai, mãe, filho, marido, casa. Já estimam até 200 mil mortes. É aterrador! Merecem toda a nossa solidariedade, mas não podemos nos esquecer que famílias brasileiras também perderam parentes. casa e tudo que tinham, podem estar desamparadas esperando uma ação consistente do nosso governo.
Gisele Bundchen doou 1 milhão e meio de dólares ao Haiti.


-O universo feminino ficou mais pobre com a morte de Zilda Arns. Minha reverência a esta mulher que que tanto fez pelas "pobres crianças pobres" Que pena!

14/01/2010 - Um adolescente de 15 anos foi arrastado por um carro por aproximadamente 60 metros e permanece internado em estado grave na UTI, com traumatismo craniano e ferimentos nos rins, pulmões e olhos. Ele estava num ponto de ônibus em São Paulo e foi puxado pelo braço e arrastado pela rua por três skinheads, que estavam em um Uno vermelho.. Os três foram presos. Que mundo é esse?

14/01/2010 - Boris Casoy fez escola.
O cônsul do Haiti no Brasil, George Samuel Antoine, sem saber que estava sendo gravado pelo programa SBT Brasil, faz comentário inadequado, demonstrando ignorância, preconceito e insensibilidade.






O cônsul se desculpou, alegando não falar bem o português.
Agora é tarde!!!!!!!!! A fila andou.


sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Lendas da Internet

Inúmeras Lendas correm pela Internet e é bom alertar às pessoas que repassam a mensagem para fazerem a correção com seus contatos.

Vamos às Lendas:

-A causa principal de câncer de seio é o uso de antiperspirante.
Segundo a ACS, isso não é verdade. E mais: não existe qualquer correlação entre o uso de desodorante antiperspirante e a ocorrência de câncer de mama.
http://www.quatrocantos.com/LENDAS/17_antiperspirante.htm

-O Site Dominio Público vai fechar
Corre uma mensagem pela Internet, afirmando que o site Domínio Público vai fechar por falta de acessos. Não vai. É só mais uma Lenda. Veja:
http://www.quatrocantos.com/LENDAS/355_dominio_publico_vai_fechar.htm

-O Messenger vai acabar
Oi, nós somos Andy e John, os diretores do Messenger. Antes de mais nada, pedimos desculpas pela interrupção, mas o Messenger acabará. Isso acontecerá porque muitas pessoas desconsideradas têm várias contas diferentes. Neste momento, só temos 578 nomes livres e por isso que o uso do Messenger e do Hotmail terá um custo a partir do verão de 2010....
Esta é uma Super Lenda!

-Feijão Contaminado causa Doença de Chagas.
Veja: Este site
descreve muito bem essa Lenda, desmentindo a maioria das informações que são repassadas por e-mail.

-Não coma asa de frango
Evite comer asas de frango com muita frequência - as mulheres; especialmente: uma história verdadeira...! Uma amiga minha recentemente teve um inchaço no útero e foi submetida a uma operação para remover o cisto....

-Kit da Nestlé
-Mensagem promete kit da Nestlé, desde que repasse para 15 pessoas e 1 cópia para o emitente do e-mail que se faz passar por Gerente da Nestlé. Ele deve estar com uma lista enorme de endereços eletrônicos em mãos e milhares de pessoas esperando um kit que nunca vai chegar. Basta acessar o site da Nestlé e vc verá vários comunicados sobre estas mensagens falsas. http://www.nestle.com.br/site/faleconosco/esclarecimentos.aspx

-Ar Condicionado do carro - Benzeno - Substância tóxica.
Mais uma Lenda circulando pela Net e muita gente acreditando....
http://noticias.vrum.com.br/veiculos_jornalonorte/template_interna_noticias,id_noticias=3309 3&id_sessoes=4/template_interna_noticias.shtml
http://scienceblogs.com.br/uoleo/2009/10/abram_os_vidros.php

-Pérolas do Enem e de vestibulares.
Estas frases absurdas circulam pela Net faz tempo. Qual a fonte de divulgação destas frases? Já perceberam que as frases sempre trazem um comentário entre parenteses? Professores que trabalham na correção de provas afirmam que os alunos cometem erros gramaticais e ortográficos porém, conceitos tão absurdos quanto os que são mostrados nestes e-mails não são comuns.

-Assalto no Caixa Eletrônico
Corre um alerta pela Net, sugerindo que se você for assaltado no Caixa Eletrônico basta digitar sua senha invertida que aciona um alarme para a polícia. Pura Lenda. Como a Polícia poderia monitorar todos os caixas eletrônicos do país? Não faça isso que você pode colocar sua vida em risco. O assaltante pode ter uma atitude violenta se perceber que você está tentando enganá-lo.

-Burundanga ou escopolamina
A mensagem que menciona suposto caso de assalto com uso da droga burundanga ou escopolamina é mais uma lenda cujos componentes são os de praxe: um pouco de verdade, muitos dados imprecisos e um monte de inverdades. A mesma mensagem, com pequenas mudanças, como o nome da cidade de Curitiba, circula em países africanos de língua portuguesa. Versão em castelhano cita un centro comercial que está en la esquina de avenida Clouthier y Patria na cidade de Guadalajara, México. Outra versão menciona centro comercial em Caracas, Venezuela. http://www.quatrocantos.com/lendas/380_burundanga_escopolamina.htm

-A Casa caiu para a Caixa Econômica Federal -
Denunciando fraude na Mega Sena.
Esta mensagem começou a circular em 2006 e é falsa. Algumas notas de esclarecimento por parte da Caixa Econômica e das pessoas que aparecem como remetentes já foram publicadas, porém todo ano a mensagem é reeditada.

-Rede Globo e Criança Esperança
A repetida história que a Rede Globo arrecada doações para o Criança Esperança, repassa para o Unicef e obtém desconto do Imposto de Renda também é falsa. A mensagem chega a apelar para as pessoas não fazerem a contribuição. A Rede Globo se manifestou informando que as arrecadações são depositadas em conta da UNESCO. Leia mais:
http://pordentrodatvglobo.blogspot.com/2009/06/acoes-para-o-crianca-esperanca-nao-sao.html


Denúncias contra pessoas, que não tenham autoria ou não foram divulgadas pela imprensa, geralmente são falsas. Quando você repassa uma mensagem de caráter difamatório, você é co-responsável pela mesma, assumindo responsabilidade por uma coisa que não foi você que escreveu, mas repassou.

Não repasse mensagens que você não tenha confirmação sobre a veracidade das mesmas. Mensagens que instruem sobre procedimentos relacionados à saúde devem ser evitadas, pois podem induzir pessoas a usarem remédios, chás ou praticarem algum tipo de atividade que não seriam recomendados pelos médicos.



Estou em campanha para desvendar a enormidade de e-mails falsos que circulam na rede. São textos com autoria atribuída a quem não os escreveu, notícias sobre pessoas famosas, correntes solicitando ajuda para crianças enfermas, leis que dizem que não se paga isso ou aquilo, notícias de novos vírus, fotos, conselhos sobre saúde, plantas que curam, enfim, uma enxurrada de e-mails que circulam há bastante tempo, alguns com nomes diferentes, porém com o mesmo conteúdo falso.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

13/01/2010 - Um ano em 40 segundos - Erik Solheim

Vejam este vídeo maravilhoso.

Eirik Solheim, fotógrafo norueguês fez uma experiência de fotografar imagens da sua janela durante um ano e montou este vídeo com 35 fotos, em que mostra as 4 estações.

One year in 40 seconds from Eirik Solheim on Vimeo.

Eirik explica como foi esse processo de criação do vídeo. Aproveite e conheça outros vídeos fantásticos.

http://eirikso.com/2008/12/27/one-year-worth-of-images-give-some-amazing-videos/

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Cesar Cielo não disse...


Corre um e-mail sobre Cesar Cielo e o Presidente da República.
O texto é tendencioso quando não especifica a data da entrevista e usa a palavra presidente dando a entender que se trata do Presidente da República. Em setembro de 2008, na citada entrevista, "Cielo reclamou muito de ligações recebidas do presidente da entidade pedindo que ele fosse a um encontro de todos os nadadores com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aconteceu em julho, quando foi divulgada a renovação do patrocínio dos Correios à CBDA." Ele se referia ao Presidente da CBDA Coaracy Nunes.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

08/01/2010 - Mole & Thomas - Fotografias Fantásticas

Continuando a série Interessantes, Incríveis, Fantásticos, vejam estas fotos do final da 1ª Guerra Mundial.
Mole & Thomas -Emblema da Vida Estados Unidos Marines, 1919


Mole & Thomas - Living Retrato de Woodrow Wilson, 1918

A eclosão da Primeira Guerra Mundial e sua violência inerente possibilitou a atuação de fotógrafos para documentar todos os aspectos do combate. Arthur Mole e John Thomas, no momento em que os Estados Unidos entraram na Grande Guerra em 1917, tentaram afirmar e recuperar a imagem da identidade nacional americana através de imagens fotográficas. Além disso, estas fotos com formações militares serviram como apoio ao envolvimento dos Estados Unidos na guerra e para repelir qualquer tendência isolacionista. Estas imagens patrióticas funcionaram como "propaganda nacionalista" de reafirmação da cidadania, tanto para os participantes como para os consumidores destas fotografias de grupo.

Ao invés de prosperar com a venda das imagens produzidas, os artistas doaram a totalidade dos rendimentos derivados para as famílias dos soldados que retornaram da guerra, contribuindo com os esforços para reconstrução de sua vidas.

Eventualmente, outros fotógrafos apareceram em cena, um pouco depois de Mole e Thomas, mas todos, claramente inspirados pela criatividade e monumentalidade da produção da dupla. Um dos mais notáveis artistas foi Eugene Omar Goldbeck. Ele se especializou no retrato em grande escala de grupos, fotografando pessoas importantes (Albert Einstein), eventos e novas cenas.

Mole & Thomas - Homem Estátua da Liberdade , c. 1918

A foto da "Estátua da Liberdade " feita em Julho de 1918 em Camp Dodge - Iowa, precisou de 18.000 soldados e marinheiros que estavam com uniformes de lã. Muitos soldados desmaiaram por causa do calor. A foto foi tirada do alto de uma torre especialmente construida para sua execução e o chão demarcado com fitas brancas para delimitar o contorno da estátua.


Recebi esta foto por e-mail do Rubens e na dúvida se seria real ou uma montagem, parti para a pesquisa.


Fontes: http://www.hammergallery.com/images/peoplepictures/people%20pictures.htm
http://www.snopes.com/photos/patriotic/liberty.asp
http://www.iowanationalguard.com/Museum/CDStory/CDstory/LibertyStatuepage.htm

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

07/01/2010 - Fantástico e Interessante


Quanta coisa fantástica encontramos na Rede! Sabe aquele clichê "comer e coçar é só começar"? A Net é assim, a gente começa e não consegue parar. Divido com vocês estas incríveis e inacreditáveis manifestações artísticas e culturais.

Coca light de roupa nova



As designers italianos de moda Donatella Versace, Alberta Ferretti, Anna Molinari (Blumarine), Veronica Etro, Silvia Venturini (Fendi), Consuelo Castiglioni (Marni), Angela Missoni e Rossella Jardini (Moschino) foram convidadas a criar novas embalagens da Coca-Cola Light. A proposta era "vestir" as garrafas com cores, estampas e tudo o que pudesse lembrar alegria e bem estar. As garrafas, com suas "roupas" da moda foram leiloadas no show Tribute to Fashion durante a semana de moda de Milão. A renda das vendas foi destinada para programas de ajuda a vítimas do terremoto de Abruzzo.


Fotógrafo turco cria "esculturas" de fumaça




Mehmet Ozgur, fotógrafo turco radicado nos Estados Unidos, registra várias formas de fumaça e, ao sobrepor as imagens, obtém as figuras que deseja.

Fonte: http://www.mehmet-ozgur.com/oscommerce/catalog/index.php


Contato com o divino






Ideia de um cirurgião plástico dos EUA: reproduzir a pintura que Michelângelo criou para o teto da Capela Sistina em um cartaz na entrada principal de seu consultório. Cada cliente que chama o elevador faz o papel de Adão na pintura, e quase toca o dedo de Deus.



Prédio de Dubai leva aos céus

Karim Sahib/AFP Photo

O emirado de Dubai inaugurou o Burj Dubai, o prédio mais alto do mundo, com 800 metros de altura e 160 andares. O ponto mais alto do arranha-céu pode ser visto a 95 quilômetros de distância. Da torre de observação, no 124º andar, vê-se Dubai inteiro. A construção abriga 57 elevadores, 160 quartos residenciais de luxo, 50 andares administrativos e três mil vagas de estacionamento subterrâneo. Mais de 12 mil operários trabalharam nas obras do projeto.

Passos experimentais




A designer brasileira Andreia Chaves cria sapatos que ela batiza de experimentais. Nada de couro, plástico ou tecido em suas peças. Ela usa espelhos, velcro, papel e muita imaginação para criar efeitos visuais inusitados. Os modelos refletem uma concepção que leva em consideração o fato de que a beleza que pode ser encontrada no caos e que alguns objetos podem se tornar invisíveis no contexto.

Fonte: http://www.yatzer.com/feed_2043_the_footwear_concepts_of_andreia_chaves

A terra dos gêmeos

Fico imaginando as histórias que estas famíias devem ter prá contar. Deveriam colocá-las em livro e filme.


Foto http://santarosanewsday.blogspot.com/

"A pequena cidade de Cândido Godoi, a 500 quilômetros de Porto Alegre, tem uma elevada incidência gemelar. Quase 2% da população é constituída de pares de gêmeos. Entre seus sete mil habitantes, há mais de 130 pares de gêmeos. A Linha de São Pedro distrito de Cândido Godoi tem a maior concentração: mais de 35 pares entre seus 350 habitantes.
Para Carla Franchi Pinto, “fatores ambientais, hormonais, associados a uma forte predisposição genética, inclusive uma possível taxa elevada de consangüinidade, devem explicar a ocorrência na região”. Na cidade há gêmeos monozigóticos e dizigóticos, pares do mesmo sexo e de sexos diferentes. A predisposição genética parece ser a teoria mais aceitável para o fenômeno. A região foi povoada por imigrantes poloneses e alemães. Parte deles vieram da região de Hunsrück, Alemanha, também com taxa de nascimentos gemelares acima da média. Uma reportagem da revista National Geographic relata uma insinuação publicada no livro Odessa al Sur, do jornalista argentino Jorge Camarasa: “os gêmeos de Cândido Godoi são resultado de uma experiência do médico nazista Joseph Mengele no início dos anos 60”. O autor da reportagem para a National Geographic, Willians Barros, obteve declarações dos moradores mais antigos de que o médico nazista esteve mesmo por lá. Ao que parece, foi levado pela curiosidade já que o fenômeno gemelar na região era conhecido e famoso antes da visita do nazista. O próprio Willians desqualifica a teoria do jornalista argentino com dados como o de uma pesquisa do Hospital das Clínicas de Porto Alegre, de 1995, que apontou que vários gêmeos são monozigóticos. “Isso é algo que os cientistas ainda não sabem criar em laboratório”, escreveu Willians.
Entre mitos e verdades, a gemelaridade é atração turística em Cândido Godoi e até motivo de festa anual. Na entrada, um pórtico avisa aos visitantes: “Cidade Pomar, Terra dos Gêmeos”. "
Justificar
* Carla Franchi Pinto é geneticista, chefe do Serviço de Genética Médica da Santa Casa de São Paulo e diretora da Embriocare.

Fonte:
http://www.cremesp.org.br/?siteAcao=Revista&id=88

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

05/12/2009 - Pondé comenta Leandro Narloch



Este texto de Pondé aguça nossa curiosidade para ler o "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil" de Leandro Narloch. Quero ler.

Viva o Brasil capitalista!
LUIZ FELIPE PONDÉ


"SERIAM OS portugueses "nossos libertadores"? Essa ideia é fruto da leitura de um ótimo livro (e fácil de ler) que chegou às minhas mãos há algumas semanas: "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil", de Leandro Narloch (Ed. Leya).
Apesar de não ser um livro acadêmico (e nem pretender sê-lo), mas jornalístico, o "Guia" é bem documentado com notas bibliográficas fartas. Já o li há algumas semanas, mas esperei para ver sua repercussão. Quase nula. Claro, tratando-se de uma singular heresia perdida em meio ao mar de unanimidades, só podia sofrer com o silêncio. Ao contrário do que gosta de dizer de si mesmo, o mundo da cultura é preconceituoso, preguiçoso na pesquisa, repetitivo nas ideias, dado a clichês, adora modas, detesta diferenças que fazem diferença, enfim, é quase sempre sectário.
Abaixo, algumas pérolas para sua reflexão. Claro que você pode jogar tudo fora em nome da sacralidade de sua visão da história do Brasil. Uma ideia central do "Guia" é que professores de história costumam pregar suas crenças abertamente em sala de aula em detrimento de opiniões contrárias as suas, mas amplamente documentadas, porque vêm a si mesmos como combatentes da redenção da (sua versão de) humanidade. Quer fazer um teste? Experimente propor algumas das questões apontadas abaixo em um dos seus jantares inteligentes.
A melhor coisa que aconteceu com os índios brasileiros foi encontrar com os portugueses. A população que cá estava vivia num isolamento monstruoso do resto da humanidade e por isso estava quase na idade da pedra. Além de não conhecer a roda, sua agricultura não ia além de mandioca e similares. Matavam-se entre si, como, aliás, de costume entre nós seres humanos, e tinham um "sistema" de caça que implicava queimar continuamente a floresta. A fim de obrigar suas vitimas seguirem para o local onde as matariam, nossos ancestrais nativos tocavam fogo na floresta de modo impiedoso, sem nenhuma sensibilidade para com o ambiente.
Muitos deles aderiam à vida "portuguesa" abertamente, assumindo seus nomes e hábitos. E por quê? Porque, sendo humanos como nós, fugiam da dor e buscavam uma vida melhor, simples assim. No fundo, nossa relação "de culpa" com essas culturas se dá apenas como infeliz má consciência de nossa parte, e, por isso, queremos que elas continuem a existir como num parque temático que demonstraria nossa redenção, ao mesmo tempo em que as protegeria de nossa evidente violência cultural.
Não há do que se redimir: quando culturas diferentes se encontram, vence a mais forte, isto é, com maior técnica, maior mobilidade para seus membros, enfim, com maior oferta de escolhas e esperanças.
E os escravos? Além de que provavelmente Zumbi repetia os hábitos ancestrais africanos (violência, hierarquia cruel, estupros, roubos), sabe-se que a escravidão tinha a concordância de muitos povos na África. E por quê? Porque era um hábito comum, muito antes dos malvados "brancos" lá chegarem. Muitos escravos libertos aqui, além de comprar escravos quando livres, iam trabalhar no comércio de escravos a fim de ficarem ricos. Muitos negros na África lutaram contra o fim do comércio de escravos proposto pela Inglaterra.
O cruel golpe de 64 salvou o Brasil das mãos da esquerda que não era na sua maioria uma amante da liberdade. Se a esquerda tivesse vencido a batalha, nos teria mergulhado em regimes semelhantes ao chinês, ao soviético e ao de Pol Pot (Camboja).
Por isso mesmo, ela teria caçado de modo brutal a tal liberdade que dizia defender. Esse fato é tão óbvio que devia nos levar às gargalhadas. De Prestes (o "Guia" documenta de modo pontual o caso da menina *Elsa, morta brutalmente por Prestes e seus asseclas) aos seus descendentes dos anos 60 e 70, roubos e assassinatos foram cometidos em nome desta farsa. Mesmo a famosa **"coluna Prestes", por onde passava, matava, estuprava e roubava, como qualquer bandido. Nada disso é racista, ou nega o sofrimento das vítimas, ou a violência ocorrida, apenas amplia a reflexão histórica.
Enfim, a verdade é quase sempre banal: a vida é imperfeita e o ser humano muitas vezes risível. Sim, isso muitas vezes, me tira a esperança. Mas não sou um niilista. E por quê? Porque não sou preguiçoso. Muitas vezes, gostar de trabalhar é a última fronteira contra o desespero. Um otimista preguiçoso não vale nada. "

ponde.folha@uol.com.br

*Em 1936, ainda não se estava na ditadura do Estado Novo. A Justiça decidiu pela extradição de Olga, que havia conspirado contra o regime de Vargas. Outra tragédia, menos conhecida, é a de Elsa Fernandes, quase uma menina, mulher do secretário-geral do Partido Comunista, o Miranda, que confessou, sob tortura, o nome de companheiros. Solta, foi submetida ao julgamento de um tribunal revolucionário. Prestes podia ter evitado o pior, mas preferiu exigir o contrário: “Revolução tem que ser implacável. Não há que ter piedade, há que julgá-la para servir de exemplo”. Elsa foi condenada e morta por Cabeção, um cão de guarda do partido. O sujeito a esquartejou, meteu no saco e a enterrou no quintal. (GETÚLIO, ROMANCE OU BIOGRAFIA? - Juremir Machado da Silva)

**Coluna Prestes — Aos 88 anos, dona Berenice Artiaga ainda traz viva na memória a chegada dos revoltosos em Santa Cruz. “Quando a Coluna Prestes entrou na minha terra, chegou fazendo só destruição: roubando, saqueando, matando. Eles deixavam os cavalos em que vinham montados e pegavam outros. Foi uma coisa horrível”, relembra. “Em Pires do Rio, Prestes queria 20 contos de réis. Era dinheiro que não acabava mais. Então, como a cidade não conseguiu arranjar os 20 contos para dar a eles, os revoltosos entraram nas lojas, jogaram toda a mercadoria no chão, soltaram o trem na estrada de ferro. A Coluna Prestes pintou o caneco”, sintetiza. (A história sob o olhar feminino - José Maria e Silva)

Crianças Desaparecidas -Maria Cecília, Pietra e Beatriz

Continuando meus posts sobre as Ciladas da Net, hoje vou mostrar as mensagens que recebemos com apelos para ajudar a encontrar crianças desaparecidas.

Este é o caso mais estranho e mais recorrente. Todo ano recebo e-mail relatando o desaparecimento desta garota. Até a Revista Isto é, publicou o anúncio do desaparecimento de Maria Cecília em 2009. A mensagem surgiu em 2005, dizendo que a garota havia desaparecido em fevereiro, mas sem o nome dos pais, endereço, local do desaparecimento, etc. Outra coisa estranha: Que mãe colocaria na rede uma foto da filha desaparecida só de calcinha? Cortei a foto por motivos óbvios. Em maio de 2005, foi publicado um Comentário num Blog de Portugal, por Fran Filon, dizendo que era a mãe de Maria Cecília e ela já fora encontrada em abril de 2005. Não encontrei na Internet nenhum Jornal, Revista de circulação nacional noticiando este desaparecimento. Ele só aparece em Blogs.
Fonte: http://teessea.blogspot.com/2005/12/maria-ceclia-uma-criana-desaparecida.html

Jean, o pai de Pietra Maestri das Neves pede ajuda para encontrá-la. O e-mail surgiu em novembro de 2005 e pelas informações foi a mãe da menina, Adriana que fugiu com ela de Joinville-SC, mas devolveu-a menos de 1 mês depois. Até hoje recebo e-mails com a mesma mensagem. O telefone é falso. Até e-mail dizendo que Jean, o pai da garota, é professor em Uberlândia, já recebi.
Fonte: http://fotolog.terra.com.br/marco_cachel:130
http://www.desaparecidos.mj.gov.br/Desaparecidos/frmMensagensRecorrentes.aspx?ID=16


O sequestro desta menina aconteceu em 2005 e até hoje circulam e-mails falsos com a foto dela. Até o texto colocado ao lado da foto é falso.
Ela é Beatriz Broit, filha do casal Marcelo, empresário do ramo têxtil e Karen Broit, que moram no bairro de Higienópolis, em São Paulo. O sequestro de Beatriz aconteceu por volta das 11h do dia 7 de fevereiro de 2005, segunda-feira de Carnaval, na Praia do Engenho, costa sul de São Sebastião, onde a família possui uma casa em um condomínio de luxo. A menina passeava com a babá identificada apenas como Cláudia, numa viela de areia que dá acesso à praia, quando dois homens obrigaram a babá e entrar com a menina em um carro de cor verde. No carro estaria o terceiro sequestrador. A babá foi liberada no mesmo dia, por volta das 16h. Depois da família pagar resgate, a menina foi deixada em um carro 41 dias depois do sequestro.

Fonte: http://jornal.valeparaibano.com.br/2005/05/05/sjc/falado.html

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

04/12/2009 - Pagando Mico -O CD





Eu gravei um CD MP3 para a Cristina. Pedi para a Vera entregá-lo (para a Cristina).



A Vera viajou para Belo Horizonte, levou o CD da Cristina, entregou para a Maria do Carmo, dizendo que eu enviara para ela. Maria do Carmo, finésima, ligou para agradecer. Pega de surpresa, gaguejei e não esclareci, menti. E ainda inventei uma desculpa. Disse que o CD estava com o nome da Cristina, porque decerto fiz confusão ao guardar na embalagem. Liguei para a Vera que "morreu" de rir e disse que "achou" que eu tivesse enviado para a Maria do Carmo, que ficou surpresa e não entendeu muito bem porque eu lhe enviara um CD. Decidimos que eu ligaria de novo e "desmentiriria". Então, liguei, contei a confusão e espero que a Maria do Carmo tenha entendido nossa "caduquice" e continue gostando de mim, como eu gosto dela.